terça-feira, 19 de outubro de 2010

A RELAÇÃO DA CRIAÇÃO

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!


A RELAÇÃO DA CRIAÇÃO: 
“Tudo vem pelo corpo: só a saúde pode por vocês em harmonia com universo.
 Façam grandes Pessoas: o resto vem depois.”
Walt Whitman

Potencializar a autoria da investigação cênica do grupo, que parte da literatura transformada em ação, pesquisada dentro de uma série de exercícios cênicos e adaptada para o teatro.
Usamos o termo “dramaturgia do ator” compreendendo que o ator é co-autor das dramaturgias teatrais: do figurino, cenário, luz, espaço, cenografia e sonorização; abrangendo todos os elementos do espetáculo dentro da sala de ensaio, em conjunto com a direção e com todos os outros parceiros. Compartilhar processos é uma maneira de dialogar, abrir e trocar conhecimentos e percursos de criação.
.............................................................................................................................................................
abaixo segue a primeira postagem do gurpo no  teatrodadversydade.spaces.live. com - feita em 23 de março de 2010, após divulgação junto ao site da Cooperativa Paulista de Teatro, no mesmo período, convidando interpretes para participar do Grupo de Estudo Permanente, naquele momento tinhamos uma "idéia" báscia da pesquisa, como vocês podem perceber através da leitura dessa primeira postagem do grupo.
...................................................................................................
  
Iniciamos Grupo de pesquisa permanente sobre "Dramaturgia do Ator" - nossa primeira conversa foi qual caminho trilhar dentre as inúmeras possibilidades existentes para abordar a obra de João Guimarães Rosa, o primeiro passo foi convidar e agrupar pessoas com o mesmo interesse, ou seja; de fomentar um grupo de pesquisa de linguagem teatral, onde o trabalho do ator fosse o foco principal.
A obra de João Guimarães Rosa, vai nos servir como ponto de partida para traduzir cênicamente este universo tão carregado de paletas e matizes diversas.

 Levantamos nesse primeiro encontro os seguintes questionamentos:
  • Qual a nossa parte que comunica e traz esse "homem-interior" tão presente na obra desse autor?
  • Se a proposta é que seja um projeto (autoral) do ponto de vista do ator, como cada ator e direção devem contribuir neste sentido?
  • Como o treinamento técnico contribui de fato para edificação desse projeto?


Uma das opções presente foi a de lembrar/resgatar canções da "infância" que traduzam um pouco este reencontro com o passado, este contato com universo "interior". Lemos o conto "A  Menina de Lá" - realizamos um treinamento de partitura vocal e físico.


Os encontros acontecem na escola Prof. Angelo Martino
rua: Humaita em frente ao n. 530. o local fica próximo ao teatro Oficina - uma rua abaixo do espaço dos Fofos ou trav. com av. Brigadeiro.
Inscrições para participar do grupo de estudos  até a data que saiu no site da cooperativa 15/04 - para isso é necessário disponibilidade para os encontros  e enviar o currículos para análise.


São Paulo, 23 de março de 2010.
Teatro dAdversydade
Marco Antonio Garbellini



(PARCEIROS QUE CONTRIBUIRAM PARA EDIFICAR NOSSOS PROJETOS:

RENÉ PIAZENTIN - FABIO TORRES - RAQUEL ANASTÁSIA - RITA PISANO - OLGA MARIA - SILVANA BELIZÁRIO - ÉRIKA TEIXEIRA - LEANDRO SIQUEIRA - WELLIGTON VOCCI - ADRIANO BOLSHI - HERCULES MAIA KOTSIFAS - PAULO BARCELLOS - WILLIAM VASCONCELOS E FREDERICO SANTIAGO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário